28 de abril – Dia da Caatinga

Dia da Caatinga

28 de abril – Dia da caatinga. 🌵🍃

A caatinga é uma vegetação rala e frágil que ocupa aproximadamente 11% do território brasileiro.

Um bioma adaptado ao clima quente e seco, de vegetação arbóreo arbustiva. Trata-se de um bioma exclusivamente brasileiro e muito importante, localizado predominantemente na região nordeste do país.

Engloba os estados:  Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.

Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Em sua vegetação encontramos muitas cactáceas, bromeliáceas e leguminosas repletas de espinhos.

O clima da Caatinga é semiárido, isto é, temos altas temperaturas, com médias anuais entre 25o C e 30o C.

O sistema de chuvas é complexo. Durante poucos meses caem chuvas irregulares. Em alguns anos a presença das chuvas é maior, seguindo por períodos alternados irregularmente com anos de secas. O solo tem alta variabilidade em poder de retenção das águas, com maior ou menor capacidade de reter as chuvas. No geral, os solos são ricos em minerais, garantindo a fertilidade nesse ambiente.

Apesar de sua grande relevância para a fauna e flora brasileiras, atualmente tem sido muito desmatado, prejudicando a vegetação, os animais, além de milhões de pessoas que vivem nessa região.

Dessa forma, entendemos que é muito importante a existência de trabalhos voltados para Sensibilização e Educação Ambiental, pois assim as pessoas passam ter conhecimento da importância e da necessidade de preservação desse importante bioma brasileiro.

É preciso conhecer para preservar!

Vamos preservar a Caatinga!!!