Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


Os ODS surgiram a partir do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 dispõe que o desenvolvimento de objetivos e metas, tal qual aplicado em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, seria útil na busca do desenvolvimento sustentável, por meio de ações focadas e coerentes.

Decidiu-se estabelecer um processo intergovernamental inclusivo e transparente que fosse aberto a todos, com vistas a elaborar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Após mais de três anos de discussão, os líderes de governo e de estado aprovaram, por consenso, o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

A Agenda é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Ela busca fortalecer a paz universal com mais liberdade, e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável.

A Agenda consiste em uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, e um arcabouço para acompanhamento e revisão.

O conjunto de objetivos e metas demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Os ODS aprovados foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de maneira a completar o trabalho deles e responder a novos desafios. São integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015), a implementação dos ODS será um desafio, o que requererá uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas.

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero e agricultura sustentável

  3. Saúde e Bem-Estar

  4. Educação de qualidade

  5. Igualdade de Gênero

  6. Água potável e saneamento

  7. Energia limpa e acessível

  8. Trabalho decente e crescimento econômico

  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura

  10. Redução das Desigualdades

  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis

  12. Consumo e produção responsáveis

  13. Ação Contra a Mudança Global do Clima

  14. Vida na água

  15. Vida terrestre

  16. Paz, justiça e instituições eficazes

  17. Parcerias e meios de implementação

No decorrer dos próximos dias EcoAid Soluções Ambientais apresentará os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma detalhada.

Acompanhe! Compartilhe!

 

(Fonte:http://www.br.undp.org/)